Campeão da Rodada Single
do Anime Infinity (15/1/12)
Nem sempre é necessário ser um jogador antigo, e
participar de milhões de competições para ser vitorioso. Ulisses provou isso na
EMT de janeiro, conquistando o primeiro lugar da rodada Single, sendo um
jogador que somente apareceu em julho para jogar. Apostando em uma equipe só de
pokémons Psychic para a Monotype desse mês, conquistou a vitória enfrentando
diversos bons jogadores nesse torneio.
O time:
Jirachi
Item: Choice
Scarf
Ability:
Serene Grace
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Nature: Adamant
(+Atk, -SAtk)
· Iron
Head
· Fire
Punch
· U-turn
· Zen
Headbutt
Análise: Jirachi possui uma combinação de status, ability,
movepool e tipos que o coloca num patamar dferentes dos demais pokémons. Com
Serene Grace dobrando a chance de efeitos adicionais aparecerem, um set baseado
em golpes que possuem efeitos secundários é, quase sempre, o escolhido. Com 299
de Spd., um Choice Scarf permite que Jirachi ultrapasse muitos pokémons da
tyer, enquanto seus 328 de Atk. causam um bom estrago, ainda mais com a chance dobrada
nos efeitos adicionais. Iron Head é o golpe principal, uma vez que possui STAB,
bom Base Power, 100% de Acc. e30% de chance de flich, ampliada para 60%. Fire
Punch é utilizado para se livrar dos Steel type, que resistem todos os golpes
do Jirachi, além de ter sua chance de causar burn ampliada de 10% para 20%.
U-turn serve para causar dano e sair, derrotando outros pokémons Psychic, quebrando
Focus Sash, ou dar KO em pokémons previamente feridos e sair para não ficar
preso no mesmo golpe. Zen Headbutt é o STAB secundário, já que, como Iron Head
possui o mesmo poder, mesma chance de causar flinch, e maior Acc. (Zen Headbutt
possui apenas 90%), Iron Head é uma escolha melhor, porém muitos Fighting type
possuem Earthquake, logo um golpe capaz de derrota-los se faz útil.
Latios
Item: Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 4 HP
/ 252 SAtk / 252 Spd
Nature: Timid (+Spd, -Atk)
· Hidden Power [Fogo]
· Draco Meteor
· Psychic
· Ice Beam
Análise: Latios é um Pokémon de grande poder ofensivo: tipos
únicos com diversas resistências, imunidade a golpes Ground devido à Levitate e
velocidade e poder o bastante para da KO em muitas coisas antes que elas deem
KO nele. Life Orb aumenta o dano dos golpes, oferecendo possíveis KOs que
Latios talvez não tivesse sem o mesmo. Hidden Power do tipo Fire serve para derrubar
pokémons Steel, uma vez que os mesmos resistem todo o resto que Latios possa
jogar neles. Draco Meteor serve como um golpe de imenso poder, capaz de
derrubar quase tudo que não o resista depois de dano para Stealth Rock, porém
deve ser utilizado com cautela: a redução de Sp. Atk. pode forçar a remoção do
Latios para recuperar a perda. Psychic é, portanto, o STAB primário, com ótimo
poder de fogo, 100% de Acc. e cujo único efeito secundário é a chance de
diminuir a Sp. Def. do oponente. Ice Beam serve para derrubar outros Dragon
type sem recorrer ao Draco Meteor, além de ser uma excelente escolha contra
pokémons Flying, especialmente Landorus e Gliscor.
Alakazam
Ability:
Magic Guard
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Nature: Timid
(+Spd, -Atk)
· Charge
Beam
· Psyshock
· Focus
Blast
· Shadow
Ball
Análise:
Alakazam é, desde a 1ª Gen, um Pokémon a ser temido. Sua Spd. é alta o bastante
para ultrapassar quase todos os pokémons do jogo sem um Choice Scarf, enquanto
seu Sp. Atk. é elevado o suficiente para causar grandes estragos em qualquer
time sem maiores dificuldades. Focus Sash é o item escolhido pois Alakazam tem
defesas dignas de pena, especialmente pelo lado physical, o que o garante um
golpe a mais, o suficiente para da KO em diversos pokémons. Charge Beam serve para
derrubar pokémons que já estejam com HP baixo, garantindo o KO e podendo
aumentar o SP. Atk. ao mesmo tempo, tornando Alakazam ainda mais perigoso.
Psyshock é o STAB de preferência, pois assim ele pode derrotar certos pokémons
com alta Sp. Def. como Blissey, o que ele não poderia fazer sem esse golpe.
Focus Blast foi escolhido pela coverage quase perfeita que o trio de golpes
Psychic-Fighting-Ghost oferece: Focus Blast atinge super efetivamente pokémons
Dark e Steel, que resistem tanto Psyshock quanto Shadow Ball. O ultimo golpe a
ser escolhido foi Shadow Ball para completar o trio: Shadow Ball derruba pokémons
Psychic, que resistem Psyshock, e pokémons Ghost, que tem super efetivo contra
pokémons Psychic
Bronzong
Item: Leftovers
Ability:
Levitate
EVs: 252 HP / 128 Def / 128 SDef
Nature: Impish
(+Def, -SAtk)
· Stealth
Rock
· Explosion
· Earthquake
· Hypnosis
Análise: Um
ótima escolha para qualquer equipe, Bronzong marca presence nessa como supporter.
Leftovers recupera HP todo turno, ampliando sua duração em campo,
enquanto Levitate elimina um tipo de golpe que dá super efetivo em Bronzong:
Ground, deixando-o apenas com golpes Fire para se preocupar. Stealth Rock é a
fonção principal do Pokémon sino, causando dano em todos os pokémons do
oponente, quebrando Sashs, e permitindo diversos OHKO ou 2HKO que talvez não
ocorressem sem alguma entry hazard. Explosion serve para causar dano maciço ao
custo de nocautear o Bronzong, o que pode ser muito útil se usado com o
prediction certo, derrubando um Pokémon no switchi in, ou após receber um golpe
que seja capaz de nocautear o Bronzong no turno seguinte. Earthquake é, caso
resolva-se lutar usando o mesmo, o golpe escolhido por seu coverage superior ao
do Gyro Ball, seu golpe de maior poder. (Earthquake possui 2 tipos que o
resistem e um imune, enquanto causa super efetivo em 5. Gyro Ball possui 4
resistências e apenas 2 tipos que são fracos contra o mesmo). Hypnosis é um
golpe de support, colocando o adversário para dormir permitindo um switch
seguro.
Medicham
Item: Choice Scarf
Ability:
Pure Power
EVs: 252
Atk / 252 Spd
Nature: Adamant
(+Atk, -SAtk)
· Ice
Punch
· Hi
Jump Kick
· Fire
Punch
· Psycho
Cut
Análise: Medicham pode ser visto como péssima opção pelos
status ruins, porém sua ability, Pure Power, que dobra o Atk. o torna um excelente
usuário de Choice Scarf, ainda mais em uma Mono Psychic, onde faltam pokémons
que ataquem usando o Atk. e não seu Sp. Atk.
Ice Punch serve para derrubar pokémons Flying, Dragon e Ground que parem
na sua frente. Hi Jump Kick é o STAB preferencial caso o foco seja causar maior
dano, ignorando a chance de errar o
golpe. O mesmo complementa o moveset causando alto dano nos pokémons Steel e
Dark, Ice que resistem Psycho Cut. Fire Punch tem como maior alvo os pokémons
Bug, Grass e Steel, especialmente Scizor, Ferrothorn e Forretress. Psycho Cut
tem como objetivo ser uma segunda opção de STAB em casos onde o risco do Hi Jump
Kick é elevado demais, e por isso pouco interessante, além de causar alto dano
nos pokémons Fighting que são capazes de derrotar o Medicham por possuírem golpes
Dark ou Ghost, e nos pokémons Poison, que resistem o Hi Jump Kick.
Slowbro
Item: Leftovers
Ability: Oblivious
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SDef
Nature: Bold (+Def, -Atk)
· Slack Off
· Psychic
· Scald
· Thunder Wave
Análise: Slowbro é, sem dúvida, uma das maiores muralhas
contra pokémons físicos atualmente. Sua abilidade escolhida, Oblivious, impede
que Slowbro receba o status infatuation, que possui 50% de chance de fazer que
o usuário não ataque a cada turno, enquanto o Leftovers vai garantindo maior
durabilidade. Slack Off serve como golpe de cura durante a final, salvando
Slowbro de possíveis derrotas e garantindo que o mesmo vai permanecer em campo
com sua elevada Def. Psychic é o STAB principal por seu maior poder em relação
à Scald, e chance de diminuir Sp. Def. Scald é escolhido em relação à golpes
que completam a coverage, como Focus Blast, pois Scald oferece uma chance de
30% de causar burn, que, além de causar dano todo turno, diminui o Atk. do
adversário, reduzindo seu já baixo perigo contra o muro chamado Slowbro.
Thunder Wave serve como support, dando aos aliados uma chance maior contra
diversos pokémons, tornando-os mais lentos, inutilizando o Choice Scarf em
diversos pokémons e oferecendo uma chance de o adversário perder um turno sem
atacar.
Partida: Final Rodada Single (15/1/2012)
Finalistas: Ulisses e Akira
Vencedor: Ulisses (1x0)
Regra Especial: Monotype Nível 4
Ficou show de bola.........manero valeu.........!
ResponderExcluir