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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Análise de time: Ulisses


Campeão da Rodada Single do Anime Infinity (15/1/12)

Nem sempre é necessário ser um jogador antigo, e participar de milhões de competições para ser vitorioso. Ulisses provou isso na EMT de janeiro, conquistando o primeiro lugar da rodada Single, sendo um jogador que somente apareceu em julho para jogar. Apostando em uma equipe só de pokémons Psychic para a Monotype desse mês, conquistou a vitória enfrentando diversos bons jogadores nesse torneio.

O time:

Jirachi

Item: Choice Scarf
Ability: Serene Grace
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Nature: Adamant (+Atk, -SAtk)
·         Iron Head
·         Fire Punch
·         U-turn
·         Zen Headbutt


Análise: Jirachi possui uma combinação de status, ability, movepool e tipos que o coloca num patamar dferentes dos demais pokémons. Com Serene Grace dobrando a chance de efeitos adicionais aparecerem, um set baseado em golpes que possuem efeitos secundários é, quase sempre, o escolhido. Com 299 de Spd., um Choice Scarf permite que Jirachi ultrapasse muitos pokémons da tyer, enquanto seus 328 de Atk. causam um bom estrago, ainda mais com a chance dobrada nos efeitos adicionais. Iron Head é o golpe principal, uma vez que possui STAB, bom Base Power, 100% de Acc. e30% de chance de flich, ampliada para 60%. Fire Punch é utilizado para se livrar dos Steel type, que resistem todos os golpes do Jirachi, além de ter sua chance de causar burn ampliada de 10% para 20%. U-turn serve para causar dano e sair, derrotando outros pokémons Psychic, quebrando Focus Sash, ou dar KO em pokémons previamente feridos e sair para não ficar preso no mesmo golpe. Zen Headbutt é o STAB secundário, já que, como Iron Head possui o mesmo poder, mesma chance de causar flinch, e maior Acc. (Zen Headbutt possui apenas 90%), Iron Head é uma escolha melhor, porém muitos Fighting type possuem Earthquake, logo um golpe capaz de derrota-los se faz útil.

Latios

Item: Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 4 HP252 SAtk / 252 Spd
Nature: Timid (+Spd, -Atk)
·         Hidden Power [Fogo]
·         Draco Meteor
·         Psychic
·         Ice Beam

Análise: Latios é um Pokémon de grande poder ofensivo: tipos únicos com diversas resistências, imunidade a golpes Ground devido à Levitate e velocidade e poder o bastante para da KO em muitas coisas antes que elas deem KO nele. Life Orb aumenta o dano dos golpes, oferecendo possíveis KOs que Latios talvez não tivesse sem o mesmo. Hidden Power do tipo Fire serve para derrubar pokémons Steel, uma vez que os mesmos resistem todo o resto que Latios possa jogar neles. Draco Meteor serve como um golpe de imenso poder, capaz de derrubar quase tudo que não o resista depois de dano para Stealth Rock, porém deve ser utilizado com cautela: a redução de Sp. Atk. pode forçar a remoção do Latios para recuperar a perda. Psychic é, portanto, o STAB primário, com ótimo poder de fogo, 100% de Acc. e cujo único efeito secundário é a chance de diminuir a Sp. Def. do oponente. Ice Beam serve para derrubar outros Dragon type sem recorrer ao Draco Meteor, além de ser uma excelente escolha contra pokémons Flying, especialmente Landorus e Gliscor.

Alakazam

Item: Focus Sash
Ability: Magic Guard
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Nature: Timid (+Spd, -Atk)
·         Charge Beam
·         Psyshock
·         Focus Blast
·         Shadow Ball



Análise: Alakazam é, desde a 1ª Gen, um Pokémon a ser temido. Sua Spd. é alta o bastante para ultrapassar quase todos os pokémons do jogo sem um Choice Scarf, enquanto seu Sp. Atk. é elevado o suficiente para causar grandes estragos em qualquer time sem maiores dificuldades. Focus Sash é o item escolhido pois Alakazam tem defesas dignas de pena, especialmente pelo lado physical, o que o garante um golpe a mais, o suficiente para da KO em diversos pokémons. Charge Beam serve para derrubar pokémons que já estejam com HP baixo, garantindo o KO e podendo aumentar o SP. Atk. ao mesmo tempo, tornando Alakazam ainda mais perigoso. Psyshock é o STAB de preferência, pois assim ele pode derrotar certos pokémons com alta Sp. Def. como Blissey, o que ele não poderia fazer sem esse golpe. Focus Blast foi escolhido pela coverage quase perfeita que o trio de golpes Psychic-Fighting-Ghost oferece: Focus Blast atinge super efetivamente pokémons Dark e Steel, que resistem tanto Psyshock quanto Shadow Ball. O ultimo golpe a ser escolhido foi Shadow Ball para completar o trio: Shadow Ball derruba pokémons Psychic, que resistem Psyshock, e pokémons Ghost, que tem super efetivo contra pokémons Psychic

Bronzong

Item: Leftovers
Ability: Levitate
EVs: 252 HP / 128 Def / 128 SDef
Nature: Impish (+Def, -SAtk)
·         Stealth Rock
·         Explosion
·         Earthquake
·         Hypnosis
Análise: Um ótima escolha para qualquer equipe, Bronzong marca presence nessa como supporter. Leftovers recupera HP todo turno, ampliando sua duração em campo, enquanto Levitate elimina um tipo de golpe que dá super efetivo em Bronzong: Ground, deixando-o apenas com golpes Fire para se preocupar. Stealth Rock é a fonção principal do Pokémon sino, causando dano em todos os pokémons do oponente, quebrando Sashs, e permitindo diversos OHKO ou 2HKO que talvez não ocorressem sem alguma entry hazard. Explosion serve para causar dano maciço ao custo de nocautear o Bronzong, o que pode ser muito útil se usado com o prediction certo, derrubando um Pokémon no switchi in, ou após receber um golpe que seja capaz de nocautear o Bronzong no turno seguinte. Earthquake é, caso resolva-se lutar usando o mesmo, o golpe escolhido por seu coverage superior ao do Gyro Ball, seu golpe de maior poder. (Earthquake possui 2 tipos que o resistem e um imune, enquanto causa super efetivo em 5. Gyro Ball possui 4 resistências e apenas 2 tipos que são fracos contra o mesmo). Hypnosis é um golpe de support, colocando o adversário para dormir permitindo um switch seguro.

Medicham


Item: Choice Scarf
Ability: Pure Power
EVs: 252 Atk / 252 Spd
Nature: Adamant (+Atk, -SAtk)
·         Ice Punch
·         Hi Jump Kick
·         Fire Punch
·         Psycho Cut



Análise: Medicham pode ser visto como péssima opção pelos status ruins, porém sua ability, Pure Power, que dobra o Atk. o torna um excelente usuário de Choice Scarf, ainda mais em uma Mono Psychic, onde faltam pokémons que ataquem usando o Atk. e não seu Sp. Atk.  Ice Punch serve para derrubar pokémons Flying, Dragon e Ground que parem na sua frente. Hi Jump Kick é o STAB preferencial caso o foco seja causar maior dano, ignorando a chance de  errar o golpe. O mesmo complementa o moveset causando alto dano nos pokémons Steel e Dark, Ice que resistem Psycho Cut. Fire Punch tem como maior alvo os pokémons Bug, Grass e Steel, especialmente Scizor, Ferrothorn e Forretress. Psycho Cut tem como objetivo ser uma segunda opção de STAB em casos onde o risco do Hi Jump Kick é elevado demais, e por isso pouco interessante, além de causar alto dano nos pokémons Fighting que são capazes de derrotar o Medicham por possuírem golpes Dark ou Ghost, e nos pokémons Poison, que resistem o Hi Jump Kick.

Slowbro

Item: Leftovers
Ability: Oblivious
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SDef
Nature: Bold (+Def, -Atk)
 ·         Slack Off
·         Psychic
·         Scald
·         Thunder Wave

Análise: Slowbro é, sem dúvida, uma das maiores muralhas contra pokémons físicos atualmente. Sua abilidade escolhida, Oblivious, impede que Slowbro receba o status infatuation, que possui 50% de chance de fazer que o usuário não ataque a cada turno, enquanto o Leftovers vai garantindo maior durabilidade. Slack Off serve como golpe de cura durante a final, salvando Slowbro de possíveis derrotas e garantindo que o mesmo vai permanecer em campo com sua elevada Def. Psychic é o STAB principal por seu maior poder em relação à Scald, e chance de diminuir Sp. Def. Scald é escolhido em relação à golpes que completam a coverage, como Focus Blast, pois Scald oferece uma chance de 30% de causar burn, que, além de causar dano todo turno, diminui o Atk. do adversário, reduzindo seu já baixo perigo contra o muro chamado Slowbro. Thunder Wave serve como support, dando aos aliados uma chance maior contra diversos pokémons, tornando-os mais lentos, inutilizando o Choice Scarf em diversos pokémons e oferecendo uma chance de o adversário perder um turno sem atacar.



Partida: Final Rodada Single (15/1/2012)
Finalistas: Ulisses e Akira
Vencedor: Ulisses (1x0)
Regra Especial: Monotype Nível 4

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